segunda-feira, 20 de junho de 2011

Uma ótima lista de exercícios para alunos, do 4º, 5º e 6º ano, sobre números e origem.


FICHA: OS NÚMEROS, ORIGEM, NUMERAÇÃO ROMANA, ANTECESSOR E SUCESSOR, AS ORDENS NUMÉRICAS, DECOPONSIÇÃO E ESCRITA POR EXTENSO.

v      RESPONDA AS QUESTÕES COM ATENÇÃO, CALMA E PACIêNCIA.  
DEUS É FIEL!



  1. Com anotações em sala de aula vimos o a história dos números. Sobre esse tema é correto marcar a alternativa:

  1. O surgimento do numero se da com a evolução e formação de vários povos como, romanos, árabes, egípcio, hindus... Que á medida que iam tendo necessidade de contar, foram criando seus sistemas de numerações, ou seja, sua maneira de registrar quantidades por símbolos
  2. Os números têm seus primeiros registros com os hindus e os árabes, onde os hindus foram os criadores e os árabes os publicadores formando o que conhecemos hoje de sistema de numeração indo-arábica.
  3. Os números surgiram na pré-história onde os chamados homens “primitivos” passaram a sentir necessidade de saber se todas as ovelhas ou outros animais que levava para o pasto estavam de volta ao cercado. Logo o homem precisava de contagem e pra contar ele fazia o seguinte: a cada ovelha que ia para o pasto ou qualquer outro animal que ele criava o primitivo separava uma pedra ou um risco no osso a cada ovelha ou nós em corda surgindo assim a noção de quantidade e logo os números.
  4. Nenhumas Das Alternativas   
  1. Considera o número 654., 039.
·       Qual é  a ordem representada pelo algarismo:
0 __________________________                9  _________________________
3 __________________________                6  _________________________
·        Qual é o valor dos seguintes algarismos
0 __________________________                5 _________________________
 4  __________________________              3_________________________
Quantos bilhões têm o número? ___________
Quantas unidades tem o número? ____________
Quantos milhões tem o número? _____________
Escreve a leitura do número por ordens.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreve a leitura do número por classes.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Complete com o sucessor e o antecessor dos números seguintes:           
(_____)678(_____)          (_____)32.245(_____)           (_____)0(_____) (_____)2.925(_____)       (_____)18(_____)      (_____)1.822(_____) (_____)1.398(_____)  (_____)687.987(_____)      (_____)211(_____)  (_____)1(_____)


6. Marque a alternativa que corresponde o indo-arábico em romano e o romano em indo-arábico dos números a seguir:

XVIII/  CM/  CMXLIV/  LXXXII/  DCXLVII/ 1050/  917 / 3 750/ 796/ 2 673

  1. 58/1100/1897/456/5555/CDVVII/ MXVII/ MMMDCCL/CXV/MMLLXX
  2. 18/ 900/ 944/82/647/ML/CMXVII/MMMDCCL/DCCXCVI/MMDCLXXIII
  3. 67/800/844/72/577/ML/CMXVII/MMDCL/DCXVI/MD/CLXI
  4. 18/900/944/80/647/ML/CMXVII/MMMDCCL/DCCXVI/MMDCLXXI
  1. Observe os numerais a seguir e classifique suas ordens e classes.
A.
2
3
8
9
1






B.9
4
3
4
2
4

8.  Decomponha e escreva por extenso os seguintes números:
a.       788 988 ________________________________________________________________________________________________________________________________
b.      87 989
________________________________________________________________________________________________________________________________

14.  O jogo da estréia da seleção brasileira de futebol na copa do mundo de 2002, contra a seleção da Turquia, aconteceu no dia 3 de junho, na Coréia do Sul. A capacidade máxima do estádio de Ulsan, local do jogo, é de 43 512 pessoas. A partida, que terminou em 2 a 1 para o Brasil, foi assistida por um publico de 33 378 pessoas.
Escreva como se lê o numero que:

a.       Indica a capacidade do estado de Ulsan à ___________________________
b.      Representa o publico presente na partida à___________________________
c.       Decomponha o ano da copa do mundo à___________________________
d.      Transcreva o numeral representado na letra a no quadro de ordens:
___ ordem
___ ordem
___ordem
___ordem
__ordem







15. A expressão “dez mil e cinquenta e quatro unidades” representa a leitura de qual dos seguintes números?




                10 540                   1 540               10 054                           1 054
16.  Quantas unidades são necessárias para formar:

a.       7 dezenas de milhar_______________________________
b.      12 dezenas de milhar _____________________________
c.       9 centenas de milhar _____________________________
d.      1 unidade de milhar______________________________

17. Sobre o numero 78 651 responda:
a. qual numeral representa a casa das unidades? ____________________
b. e o das dezenas? ________________
c. das centenas? ______________________
d. das unidades de milhar ? ________
____________
e. Das dezenas de milhar? _______________________

18. Sobre a expressão numérica 7 654 faça o que se pede

a. Represente os algarismos___________________________
b. O numero___________________________
c. E o numeral___________________________

19.    O peso máximo que um avião de carga 747-400 pode levantar é 396 890 quilos. Em relação ao peso que o avião pode levantar responda:

I.                    Quantas ordens têm esse numero? ___________________________
II.                 Quantas classes têm esse numero? ___________________________
III.               Qual algarismo que representa a 5ª ordem? ___________________________
IV.              Qual algarismo que representa a 7ª ordem? ___________________________
V.                 Escreva por extenso e decomponha esse numero:
______________________________________________________________________________________________________________________________________


19.    Marque V ou F relacionado ao conteúdo estudado:

[  ] os numerais indo arábicos são formados por 10 algarismo [0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8,9]
[  ] ordens são o agrupamento de 3 classes e classes cada lugar ocupado pelo algarismo no numero
[  ] o sucessor pode ser escrito da forma N+1 e antecessor na forma N – 1
[  ] temos que o numero XL na numeração romana não existe
[  ] a unidade é a mãe das ordens numéricas já que é ela que se agrupa e forma a dezena, centena, unidade de milhar, dezena de milhar e centena de milhar
    [  ] vimos que no material dourado 1 quadrado equivale a uma unidade uma barra a 10 unidades 1 cubo a cem unidades e 1 placa a 1000 unidades



  1. Aprendemos a usar os números romanos demonstre este aprendizagem nas alternativas a seguir.
  1. 50 _______                d. 512 _________                  g. XC________
  2. 200 ______                e. 94 _________                    h. MMLCII ________
  3. 145 _______              f. CXXV_________               J. DCXLVII __________
 FEITO POR: PROFESSOR GABRIEL ALEXANDER, MATEMÁTICA SUPREENDENTE.

RESPEITE!!! SE FOR COPIAR COLE A FONTE OU ORIGEM.

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